O estilo campestre francês que conquistou o mundo décor.
De onde veio tanta inspiração?
Símbolo de riqueza e sofisticação, o Château de Versailles era referência estética nos séculos XVI e XVII. Com decoração rebuscada e luxuosa, detalhes com aplicações folheadas a ouro, a estética vigente no reinado de Luis XV foi determinante para o estilo provençal.
Sudeste da França, região de Provence, camponeses queriam copiar os móveis de Versailles. Sem recursos financeiros suficientes, não conseguiriam manter o luxo e requinte. Além disso, a madeira que era utilizada para a construção dos móveis era de baixa qualidade. Para corrigir as imperfeições da madeira, criaram uma massa à base de cola e gesso, o gessocré. Porém, a mistura não era resistente, logo perdia o aspecto e dava a impressão de móvel velho. Esse efeito hoje é utilizado como técnica pátina, característica que vemos em algumas peças do estilo atualmente, inclusive em portas de madeira.
O provençal tem como características o acabamento fino, linhas com curvas sinuosas, detalhes entalhados, apliques em madeira na maioria em forma de conchas. Além dos móveis, o charme e romantismo francês retratado no provençal é composto por estampas florais, tons suaves de verde, rosa e azul, cenas rurais e listras presentes em louças, tapetes e papeis de parede.
É uma ótima escolha para quem quer dar um ar romântico ao seu ambiente!
Fique ligado em nossas redes e veja belas inspirações que selecionamos especialmente para você!